Síntese : realismo X naturalismo



     Em Portugal duas escolas literárias que andam juntinhas começaram por volta de meados de 1875 com a sua linda publicação de "O crime do padre Amaro" , do ilustre autor Eça de Queiroz.  E no Brasil teve seu inicio no ano de 1881 ambas as escolas novamente no mesmo ano, "Memorias Póstumas de Brás Cubas" , do nosso ilustre e famoso autor Machado de Assis .
    E o Naturalismo entrou com a obra " O Mulato" do autor Aluísio de Azevedo, outro grande autor . 

    O realismo baseia-se nas ideias de racionalidade e objetividade , propondo retratar fielmente a vida contemporânea  (a sociedade burguesas e os valores),para denuncia-la, critica-la, transforma-la . 

   O  naturalismo é a literatura a servico da ciencia , tem personagens tratadas com o olhar cientifico , olhar racial e objetivo para a realidade . 

    Na prosa do realismo - naturalismo português e preocupação fundamental desses escritores era a forma  da sociedade portuguesa ; 


    Valéria Artur

Nenhum comentário:

Postar um comentário