sexta-feira, 24 de junho de 2016

Resenha do livro o Guarani

Resenha do livro o guarani


O livro  "o guarani" de José de Alencar , conta um romance indianista e foi um dos livros mais importantes de José de Alencar. para quem não gosta muito de ler , mais sabe que esse é um dos contos literários que cai em vestibulares , enem !
    Tem duas principais opção , o livro que conta a história completa , sem tirar uma vírgula ; e o livro que praticamente e o resumo do filme "o guarani" . Mais para frente neste poste colocarei a foto dos dois livros para vocês .
     Leiam os dois se puderem , vocês vão se apaixonar de verdade pelo índio herói "peri" , pela linda moça travessa "Cecília ou ceci" entre outros personagens .

Título do livro : O guarani .

Características do romantismo :

Uma das principais característica que me chamou a atenção no livro , que mesmo sendo até um certo ponto.  Cecília maltratava peri em certos momentos com suas palavras e mesmo assim Peri com sua lealdade largou sua vida , sua mãe na tribo goitacá . E continuava a fazer tudo por Cecília , seu amor era tão grande que para ele bastava ter Cecilia por perto e que tudo estava perfeito para ele

   Principais personagens :

 Dom Antônio de Mariz , (pai de Ceci , e suposto pai de Isabel).
Peri (o herói e bravo guerreiro) .
Isabel (citada como prima de Ceci , e irmã bastada de Ceci) .
Loredano ( inoscrupuloso herege ,e queria acima de tudo Ceci para ele).
Dona Lauriana (esposa do fidalgo Dom Antônio de Mariz e mãe de Ceci).
Álvaro (chefe dos aventureiros , homem ohonrado ,corajoso , braço direito de Dom Antônio )  .
   Pessoal esses são alguns dos personagens , mais a história em si tem muito mais . 

Época e lugar :
Era em meados do ano de 1604 , numa casa cercada por florestas , na margem direita do rio paquequer . E a casa era na beira de um rochedo plano , totalmente protegida por uma muralha de rocha a pique .

Comentários a respeito da história :

    Pontos positivos : O ponto positivo é que o romance mostra e demonstra as quebras de barreiras entre os dois , a diferença cristã , os abitos , a jugação da família , não separou os dois e que a cada dia Ceci ia se apaixonando cada vez mais por peri .

Pontos negativos : No final da história somente Peri e Ceci sobrevivem , deixando toda as mortes e a casa explodida para trás ,na beira daquele precipício  .

Tipo de romance : Romance Indianista .

Gênero : Este livro foi escrito para homens e mulheres , jovens ou não que estão começado uma vida de leitor , ou para se destrair ou para estudar , o importante mesmo é ler e ficar ciente de uma grande história de romance , amores e desamores ,descobertas ,conflitos , uma história realmente para se viajar .


                       Altora da resenha ; Valéria Artur Dionizio Barnabé  e Caio Vinícios 

Nenhum comentário:

Postar um comentário